Nem tudo é África.

Pra ajudar a entender um pouquinho do continente onde estou, resolvi postar este texto que fiz há um tempo atrás para o portal Discorra.com. Ele diz tudo o que eu penso sobre este tema e não havia porquê escrever algo diferente, ele está com uma “pimentinha” a mais pois o Discorra.com merece isso, confira o blog dessa galera brasuka, depois de ler meu post é claro, e vocês vão entender! Rsrs…

Quando você acha que as aulas de Geografia e História não servem de muita coisa, estuda o mapa da América do Norte e Europa pra ser “cult” e entende um pouco da América Latina pra poder comprar o pacote certo numa agência popular de viagens (vulgo CVC no Brasil), fica com a mania besta de generalizar o mundo. Aí, quando falamos em África vem a catástrofe: os países menos conhecidos perdem o nome e viram simplesmente “África” e o território africano vira uma grande savana habitada por negros miseráveis e epidêmicos.

Não meus queridos, nem tudo é África. África é apenas um continente que abriga uma diversidade de países, culturas, regimes econômicos e políticos e por aí vai. Apenas? É, eu não diria “apenas” pois o continente africano possui 54 países independentes e é o 3˚ mais extenso e o 2˚ mais populoso do mundo*. Mas por que então quando queremos falar dos países africanos rotulamos logo como “África”? Por um acaso quando queremos falar de Brasil dizemos “América”? Não. Vai entender…

A coisa complica mais ainda quando “descobrimos” que há um PAÍS chamado África do Sul (na realidade República da África do Sul, mas ninguém diz assim). Pronto, o nó está feito e o ponto de interrogação está em alerta. Claro que por conta do desenvolvimento e de eventos como a Copa do Mundo de Futebol de 2010 as pessoas passaram a entender melhor esta divisão, mas mesmo assim é fácil ouvir: “Ah, a África do Sul é a parte sul da África?”. Bom, como eu disse a África do Sul é um país que obviamente fica no sul do continente africano.

E quando vamos falar de um país africano “menos conhecido” como Moçambique onde moro hoje? Ah, como “ninguém conhece” Moçambique é só botar África que da no mesmo. NÃOOOOOO! Não da no mesmo! Você diria que Egito e Angola são a mesma coisa??? Pelo pouco que vê na TV acredito que você responderia: não.  (ah, e aproveitando realmente Egito, Marrocos, Tunísia e etc também ficam na África, na parte norte mas é África) Pois então, eles estão na África, mas cada país tem sua história, identidade e cultura, sendo simplista demais resumí-los ao nome do continente.

Olha que bacana esse mapa que a maioria de nós deve ter usado pra fazer aviãozinho ou mandar bilhetinhos na escola:

Mapa do Continente Africano

Agora que relembramos que África é um continente que abriga 54 países independentes, dentre eles a República da África do Sul, vou te contar algo mais bombástico ainda: Aqui tem cidades com prédios, empresas, carros, shoppings, etc e pessoas dos mais diversos tons de pele. Achou estranho eu falar isso? Pois é, mas muitas pessoas quando me ouviram dizer que eu iria morar em Moçambique (após eu explicar onde ficava este lugar, é claro) me fizeram vários questionamentos sobre se eu iria morar numa tribo ou coisa assim. A África não é só o que você assiste nos Discovery Channel, Animal Planet e Globo Repórter da vida. Nem tudo é safari e nem todos são negros.

Este é um pedaço do bairro onde moro em Maputo – capital de Moçambique:

Bairro Central na Zona Baixa da cidade. Praça da Independência, uma visão da Catedral Nossa Senhora da Conceição rodeada por prédios, hotéis e avenidas.

Viu?

Bom, como eu disse também, não há somente negros na África. Outra mania besta que adquirimos. Povos diferentes tomaram estas terras no passado, países colonizaram este lugar, logo, hoje há uma grande miscigenação. Em muitos países a maioria da população é negra sim, já que graças a Deus não fizeram aqui o que fizeram com os índios no Brasil, os donos da terra africana sobreviveram as brutalidades e explorações. Mas por exemplo, na África do Sul onde aconteceu o triste episódio do Apartheid, há uma significativa porcentagem de brancos, cerca de 20%.

É claro que há miséria, epidemias como SIDA (AIDS), animais selvagens e tudo aquilo que você vê quando falam em África, mas há um outro lado. Uma África que tem tudo para se desenvolver, crescer e surpreender o mundo!

Numa próxima conversa vou mostrar que “diacho” é isso de Moçambique! Um país no sul do continente africano, colonizado pelos portugueses,  que se tornou independente somente em 1975 e tem um grande caminho a percorrer ainda. Mas por enquanto fique sabendo que não é porque estou morando num país africano que eu caço pra comer ou vejo elefantes da minha janela!

Tudo bem, eu vi um elefante pela minha janela! Mas foi pela janela do carro e num local próprio para fazer safari, o Kruger Park! :P

 

(*) Os dados contidos neste post não foram fornecidos por órgãos oficiais, logo se você possui outras informações, compartilhe!

 

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

2 responses to this post.

  1. Posted by Rosangela Witt da Silva on 17/07/2013 at 11:55 PM

    Sâmela, vou pedir tua ajuda. Faz muito tempo que tenho vontade de conhecer alguns países no sul da África, mas como só falo português e espanhol não tive coragem de ir sozinha. Mas hoje encontrei uma pessoa que tambem quer visitar esses paises e vamos em setembro.
    Se puderes nos informar sobre transporte: poderemos ir de Joanesburgo(a cidade de chegada no continente Africano) para outros paises vizinhos de trem ou onibus? Em Maputo, e nas outras cidades qual é a melhor moeda de troca dolar ou euro? Tens alguma sugestão de passeio que possamos fazer a partir de Maputo?
    Agradeço por qualquer informação.
    Rosangela Witt da Silva

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: