Na passarela: Moçambique Fashion Week (MFW 2011)

Vou pedir licença pra sair um pouco da ordem cronológica dos posts porque na semana passada aconteceu um evento muito bacana aqui em Maputo: o Moçambique Fashion Week 2011!

Sabe o São Paulo/Rio de Janeiro Fashiow Week onde eu dificilmente colocaria os pés? Então, aqui eu pude participar do maior evento de moda do país já que não é tão elitizado e caro como em lugares glamurosos como o Brasil. Foi uma experiência incrível! Pra mim, isso é uma das coisas mágicas em Moçambique, eu posso participar de coisas que no meu país já são “inacessíveis” para nós meros mortais. Aqui está tudo começando, posso ver algo nascer e se desenvolver e imaginar como deve ter sido este processo nos lugares onde tudo já está estabelecido.

Recepção do Moçambique Fashion Week 2011 (Christiano, eu e Zeca)

O MFW é considerado um evento importantíssimo aqui e preenche uma semana inteira. Sucesso com o público, (dá pra ver nas redes sociais como Twitter e Facebook) possui uma grande equipe de profissionais envolvidos, estrutura enorme e claro, muita moda! Os desfiles foram bem diferentes e são divididos em 4 categorias: Young Designers (jovens estilistas moçambicanos), Estilistas Estabelecidos (estilistas moçambicanos veteranos), Estilistas Pan-Africanos (estilistas do continente africano) e Estilistas Internacionais (diferente do que o nome sugere, são estilistas de outros continentes). Analisando todas as noites, vi roupas lindas, “usáveis” e as que eu jamais usaria, mas faz parte, moda vai de gosto, né? Além da moda, vi shows e apresentações de danças típicas moçambicanas,  gente bonita e mega fashion, a Primeira Dama (esposa do atual presidente) e ações voltadas a conscientização do câncer de mama. (este último item rendeu outro post, pra ler clique aqui)

Nos desfiles dos estilistas moçambicanos vou confessar que fiquei surpresa. Como eles foram originais! Deu gosto de ver a criatividade moçambicana misturando itens característicos como as capulanas com tecidos leves como cetim e seda. A estilista vencedora foi Tausse Daniel, uma young designer moçambicana que teve sua coleção inspirada em seu próprio nome “Tausse” que significa “pavão” no dialeto africano Swahili, confira um dos modelitos elaborados por ela:

Mas a coleção moçambicana que mais me surpreendeu foi a do também young designer moçambicano, Nivaldo Thierry. Com um desfile voltado ao público masculino ele arrasou com as combinações modernas e as mochilas de capulana. Ficou lindo!

Entre uma escorregadinha de salto ali, umas apresentações artísticas meia-boca ali e outras “cositas más”, os estilistas foram ganhando o público no decorrer da semana e no último dia de desfiles os estilistas africanos deram um banho de moda, inclusive nos estilistas “internacionais” que haviam se apresentado no dia anterior. Foi um espetáculo de organização, plateia separada adequadamente, os artistas entre um desfile e outro fizeram apresentações ao vivo e muito animadas, as modelos usando sapatos adequados e desfilando muito melhor, cores lindas e modelitos ousados com tecidos muito diferentes, valeu a pena acompanhar! Saímos de lá babando! Que nos próximos todas as noites sejam iguais ou melhores que esta última! Confiram aqui todas as fotos do evento.

Uma outra surpresa do evento foi eu ter tido a oportunidade de conhecer um dos, se não o maior, estilista jovem de Moçambique: Taibo Bacar. A coleção dele já foi mostrada em Milão, chique né?

Espero que eu tenha conseguido mostrar um pouquinho do Moçambique Fashion Week pra vocês, não deixem de visitar o álbum na nossa página do Facebook e comentar sobre os modelitos, só assim pra gente se sentir uma Gloria Kalil! Rs…

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

About these ads

5 responses to this post.

  1. Posted by Andreia on 19/12/2011 at 9:06 AM

    Já assisti dois eventos destes, e sei bem o que está dizendo. Eu também fiquei muito surpresa com o profissionalismo e as lindas peças produzidas.
    Seus posts estão ótimos. Obrigada por trazer as notícias e nos deixar mais pertinho de Moçambique! Bjs.

    Resposta

    • Posted by Sâmela Silva on 19/12/2011 at 4:55 PM

      Saudades de vc, Querida! Sempre q possível vou matar suas saudades daqui! Bjokas e curta o Brasa por nós! :)

      Resposta

  2. Posted by Felipe Morato Silva on 19/12/2011 at 9:52 PM

    Estou orgulhoso de você, sabia que tinha talento, só não pude presenciar seu crescimento, te conheci de menina, e hoje leio uma jornalista.
    Beijos…Saudades!

    Resposta

    • Posted by Sâmela Silva on 21/12/2011 at 4:38 AM

      Fe!!!!!!!!! :) Obrigada pelo carinho! Muita saudade de vc, vem fazer um safari aqui na África! :)

      Resposta

  3. Posted by kawakiwi on 13/11/2012 at 4:25 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: