Meu primeiro fim de ano em África!

E não é que 2012 chegou? Parece que foi ontem que desembarquei em Moçambique, mas já se passaram quase 9 meses! Há muita coisa pra contar ainda sobre este período mas para sair do clima Panettone, Peru, Farofa e Espumante vou contar como foi meu primeiro fim de ano em Moçambique.

No Brasil, já em Novembro vemos muitos lugares enfeitados, Panettones a venda, etc, mas aqui, o Natal foi tímido. Como esta é uma festividade cristã, e aqui em Maputo existem muitos muçulmanos, hindus, etc, a cidade quase deixou a data passar desapercebida se não fosse por alguns enfeites e o longo feriado propício para viajar. Feriado porque diferente do Brasil, quando um feriado cai no Domingo, aqui em Moçambique ele é transferido automaticamente para a Segunda-feira. Isso é bacana! hehehe! Para saciar meu desejo, um duende, disfarçado do amigo brasuka Juscelino, trouxe um Chocottone Bauducco de presente pra mim! Aqui não tem, então, o jeito foi comer bem devagar pra durar todo o Natal! :)

Aqui há pouquíssimos shoppings e os que existem em nada se parecem com os que estamos acostumados, lembram mais grandes galerias com pouca variedade. Pra vocês verem um pouquinho da maior decoração que vi, aí vai a foto da minha amiga brasuka Lívia e seu filho Ian no Shopping Polana em Maputo. Eles estão na cadeira do Papai Noel, que aqui, assim como em Portugal, se chama “Pai Natal”. (eu vou lá toda a semana e nunca vi um Pai Natal sentado aí… rs)

Acho que o mais diferente deste Natal foi este Pai Natal magrelo e solitário andando pelas ruas chuvosas de Maputo no dia 24/12 flagrado pelo Zeca:

O nosso Natal foi regado a amigos e uma ceia como a do Brasil, Peru, Farofa, Sobremesas… hum, tudo muito gostoso! Os amigos que não viajaram para o Brasil ou outro país se juntaram e fizeram muito bem o papel da família que nos fez tanta falta neste dia! Fizemos amigo-secreto e trocamos prendinhas!

Nossa Árvore e os presentes! Ao lado, eu e o amigo Caniço que me tirou no Amigo-Secreto e me deu como prenda uma caneta BIC!!!! Depois, ele veio se redimir com uma Amarula! kkkkkk Adorei!

Na semana da virada de ano, pra mim a cidade estava normal (cheia). Acho que por mais que os gringos passem o fim de ano em outros países, os moçambicanos que moram nos países vizinhos ou em outras províncias moçambicanas vem passar com a família em Maputo, logo, ficam elas por elas. Os mercados abarrotados de gente, bixas (filas) enooormes, e produtos em falta. Depois de 4 mercados consegui um único pacote de farinha de mandioca brasileira e ainda rasgado! heheheh O churrascão dos brasukas que ficaram teve farofa!!!

A última noite do ano foi maravilhosa! Comemos, conversamos, brincamos e a meia-noite saímos para ver os fogos de artíficio! Fogos? Rsrs… aqui foram quase faíscas! Não durou muito tempo e foram em pontos bem distantes uns dos outros, realmente ainda não faz parte do costume daqui. Mas isso não tirou nenhum pouco o brilho da noite! Nos abraçamos, fizemos orações silenciosas e, 4 horas antes do Brasil, 2012 chegou! Fim de ano aqui é assim, pra quem gosta de glamour, agitação, não aguenta ficar longe da família, etc, Maputo não é uma boa pedida. Mas pra quem consegue ser feliz com o simples, Maputo acolhe muito bem! Ainda não tive a oportunidade de estar em uma casa moçambicana nestas festas para poder mostrar à vocês como é comemorar ao estilo deles, mas se o mundo não acabar em 2012 quem sabe nas próximas, né? :) Como a malta (galera) brasuka diz: Maputo parece ser um seriado para nós, onde uma nova temporada começa anualmente. Uns personagens se vão e outros chegam,  uns se casam, tem filhos, viajam, voltam, enfim, essa foto da nossa primeira noite de 2012 mostra um pouco dos personagens desta temporada! Saudade dos antigos, boas-vindas aos novos e agora me sinto realmente parte disso!

Seja bem-vindo, 2012!

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

About these ads

9 responses to this post.

  1. Realmente Maputo parece um seriado e me dá um orgulho de já ter passado por ele e uma saudade imensa. Aproveitem muito! Beijos a todos!

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 04/01/2012 at 12:37 PM

      Vamos aproveitar! E o seriado sempre está aberto para os antigos personagens em férias! Venha nos visitar!!! heheheh Bjo!

      Responder

  2. Eu quero ser o Chandler.

    Responder

  3. Posted by Sâmela Silva on 04/01/2012 at 12:39 PM

    Vou ter que assistir Friends pra poder responder este seu comentário! kkkkkk me sinto usando fraldas! hehehe

    Responder

  4. Posted by Andreia on 05/01/2012 at 5:51 PM

    Espero não continuar sendo da malta do passado.

    Responder

  5. Posted by Sâmela Silva on 06/01/2012 at 6:30 AM

    Deus sabe de todas as coisas, Querida! O melhor está por vir, seja em Moçambique, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo! Esteja aberta e atenta aos sinais do Universo! :) E sempre que quiser venha passar férias conosco, vc sempre será da malta!

    Responder

  6. huahuahua eu ri do papai natal magrelo kkkkkkkkkkkkkkkk
    fiko feliz em ver que acolheram mto bem minha samzinha hehehehehe e mais feliz ainda em saber que agora ela esta mais em casa do q nunca! q bom, sam!
    OBS.: falou em seriado, tinha crtz q alguem ia citar friends kkkkkkkkkkkkk

    Responder

  7. [...] que comecei Janeiro muito bem, ao lado de amigos muito queridos, um Reveillon meio sem fogos em Maputo mas ok! Estávamos felizes pois estávamos juntos, longe de nossas famílias e amigos de longa [...]

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: