A saudade bate forte, quando eu penso na comida! Rs…

Saudade. Quem mora fora, usa muito esta palavra que dizem só existir no nosso português. Eu tenho saudade da família, amigos, lugares, mas tenho que confessar que MORRO DE SAUDADE DA COMIDA, temperos e guloseimas brasileiras! (Mãe, não briga comigo! Hihihihi)

Ai que saudade, meu Deus!!! Quando eu cheguei, não achava orégano. Quase tive um treco e quis voltar pro Brasil, mas aí eu achei e fiquei! Rs… E ainda tem: Calabresa, Mortadela Ceratti, Pimenta-biquinho, Trakinas de morango, Chocottone Bauducco, Margarina com Manteiga Vigor MIX, Farinha de mandioca, Farofa temperada, Pão francês, Palmito, Pão de queijo, Coxinha, Requeijão, Gibi (um doce durinho de amendoim que eu comia em São Paulo), Dadinho, Bolacha Passatempo, Dan-Top, Sucos Naturais em abundância, Tapioca, Cachorro-quente, Goiabada, Bolos, Abobrinha, Chocolate Prestígio e Chokito, Toddynho, Yakult, Brigadeiro, Beijinho, Cajuzinho, Feijoada, tudo o que minha mãe fazia, o Bolo de Ferrero Rocher da tia do meu amigo André, PASTEL DE FEIRA PAULISTANO COM CALDA DE CANA E VINAGRETE!!! (tem que ser o paulistano, porque já comi pastel em Manaus, Aracajú e Rio de Janeiro, e isso é algo que minha cidade faz com maestria!)

Olha, a gente não dá valor pra coisas simples no dia-a-dia, mas eu sinto uma felicidade imensa quando consigo comer algum dos itens acima. Mesmo que seja uma versão bem fajuta! O meu preferido, o pastel de  feira, nós aliviamos o desejo em uma pequena lanchonete aqui de Maputo chamada, Cantinho Brasileiro (ou do Brasil, não lembro ao certo, fica na Av. Vladimir Lenine, 1.057, quase na esquina com a Av. Eduardo Mondlane). Eles ainda fazem broa de milho, coxinha e pãozinho francês! Hum… (o pastel tá bem longe do paulistano, mas como a gente diz aqui: “Resolve!”) :)

Um momento mais feliz ainda é quando encontro produtos brasukas aqui! Produtos Bauducco, menos o Chocottone :( , a gente encontra em vários lugares. A sagrada farinha de mandioca é até fácil de achar, já comprei nos mercados Game, Woolworths e Mohamed, mas outros itens como fubá, batata palha, farinha de rosca, polvilho, polenta… Ah, esses são bem difíceis. A sorte é que o mini-mercado Mohamed (Shopping Polana, segundo andar) traz um monte destes produtinhos do Brasil!

Faço propaganda mesmo, porque eu sei o quanto estes mimos fazem falta! O único problema é que eles não trazem sempre, então quando o estoque novo chega, a gente é que tem que renovar o nosso. Estoque geral! hehehe… O mais legal é que eles mandam sms quando os produtos chegam! :P Já imaginou o Bom Preço, Extra, Pão de Açúcar, Carrefour, te mandando sms dizendo que seus produtos favoritos chegaram? Me sinto mimada!

E aí, amigas brasukas que estão/estiveram em Moçambique, vocês tem dicas do que mais podemos achar por aqui? O que mais sentem/sentiam falta no quesito culinária? Escrevam aqui nos comentários!

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

About these ads

13 responses to this post.

  1. eu sentia muita, muita falta de doce de leite e empadinha!! tô me esbaldando agora de volta ao Brasil – tanto que engordei dois quilos :o(

    mas o doce de leite a Paty Gemily tinha resolvido quando estava aí, vamos esperar ela contar a história hehe

    Responder

  2. Posted by Andreia on 12/01/2012 at 9:25 PM

    Eu sentia falta de quase tudo que você citou acima e mais o queijo minas, que eu adoooro.

    Responder

  3. Posted by Sâmela Silva on 13/01/2012 at 5:52 AM

    Putz, é mesmo! Esqueci do queijo minas e do doce de leite! heheheh Acho q todo mundo que chega em um lugar novo engorda, viu! Eu engordei uns 3Kg aqui! Afff…. Saudade do alface eu não tenho, né? kkkkkk

    Responder

  4. Posted by Rebeca Lima on 13/01/2012 at 6:36 AM

    Qualquer coisa por um prato de macaxeira com charque. :D

    Responder

  5. Posted by zeca on 13/01/2012 at 8:07 AM

    E a minha barriga só crescendo!

    Responder

  6. Posted by Patricia on 13/01/2012 at 8:50 AM

    Nossa, sentia muita falta de suco de soja Ades, esse não achei. De pure de macaxeira com carne de sol desfiada, pastel, suco de cajá, requeijão, panetone e do velho doce de leite.
    Pra fazer o tal doce de leite passei umas 4 horas no fogão mexendo a panela. Mas deu certo, ficou ” coisa linda de Deus”.
    Outra coisa que também tive que fazer em casa foi cocada.
    Atualmente ando sentindo falta da Matapa!!!

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 14/01/2012 at 7:20 AM

      Heheheh Nossa, suco de cajá!!! Delícia! :) Putz, é mesmo, vc contou a história do doce de leite uma vez! Kkkkkk 4 horas???? Guerreira, viu! Mas estamos com saudade de outra coisa, Paty: seu milk shake de Amarula! :)

      Responder

  7. o cantinho do brasil, tem a feijoada no sabado..rs..rs.não é aquela feijoada..mas dá pro gasto..rs..estou retornando para essa terra abençoada dia 1 de fevereiro..o que você quer que eu leve pra vc na bagagem?…rs..rs..Eu sentia falta do nosso café, sou de goias e não rejeito um café cuado no bule..hehehehe

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 14/01/2012 at 6:45 PM

      É, a galera tenta fazer a feijuca brasuka aqui mas não fica igual, né? O melhor é fazer em casa mesmo! Não precisa trazer nada não, Querida! A não ser q vc consiga um pastel de feira paulistano quentinho! heheheh Bjos!

      Responder

  8. MEU DEUS!!! ai nao tem pão frances???!!!! nnnnnaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 23/01/2012 at 4:20 PM

      Kkkkkkkkk tem pão, mas não o francês! O q chegou mais perto foi esse do Cantinho do Brasil!

      Responder

      • Posted by Rosa Maria fermiano a Silva on 31/05/2012 at 2:08 AM

        O Sâmela Silva,eu sou de um cantinho do Brasi, Pindamonhangaba, e esse Cantinho do Brasil que voce visitou ai em Maputo é de uma pessoa muito amada, minha irmã, que não vejo á um tempão, sinto muita saudade e vontade de abraçar bem forte. Se um dia voltar lá faça isso por mim.

      • Oi querida, Rosa! Eu sempre vou ao Cantinho do Brasil aqui e acredito que conheço sua irmã “de vista”. Mas a próxima vez que eu for lá, com certeza vou falar de vc e dar um abraço nela por vc! :) Obrigada por visitar o blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: