Quando chove maningue em Maputo…

Paulistana que sou, chuvas não me assustam tanto. Minha cidade natal é um exemplo do descaso e mau planejamento urbano. Maputo me mostrou nestes 9 meses que também tem muito a caminhar neste sentido. Uma chuvinha é capaz de parar a cidade. E um dos maiores problemas que vejo, é o lixo nas ruas.

Lixo na Av. Mao Tsé Tung, Maputo.

Contentor de Lixo em Maputo.

É impossível não comparar, África do Sul e Suazilândia são nossos vizinhos e não vemos essa desorganização urbana nas ruas. Sinto falta de campanhas de consciencialização (isso mesmo, aqui não se fala conscientização). A população joga lixo nas ruas como se fosse a coisa mais natural do mundo! Até porque, ainda não vi lixeiras simples nas ruas de Maputo. Assim fica difícil, né? Sem falar do cheiro em alguns lugares.  Os caminhões de lixo não passam com a periodicidade necessária e nem em todas as ruas, então temos que levar nosso lixo para o contentor de lixo mais próximo. Este problema não é novo, leia aqui mais informações sobre o lixo em Maputo. Reciclagem ainda é algo muito distante infelizmente. A única organização que conheço neste ramo é a Amor (Associação Moçambicana de Reciclagem), e mesmo assim cobre uma parcela muito pequena. Acredito que deve faltar adesão, incentivo e por aí vai.

Desde segunda-feira, 16/01, chove maningue (muito) aqui. E hoje, foi declarado em algumas cidades, incluindo Maputo, alerta vermelho devido a influência de uma Tempestade Tropical designada “Dando” com risco de ciclones e tudo (para ler a notícia na íntegra, clique aqui). Redes Sociais, jornais, telejornais: todo mundo só fala no caos. Pra conduzir (dirigir) hoje, deu medinho! Eu não via nada! É óbvio que dependendo da força da natureza mesmo as cidades mais preparadas podem ser atingidas de forma destrutiva. Mas em uma cidade despreparada e sem a infra-estrutura adequada, a chuva faz isso aqui:

Av. 25 de Setembro alagada no dia 17/01/2012. (por Bierness Branco)

Bairro do Hulene, Rua da Beira inundada com mais 1m altura. (por jornal A verdade)

Nós brasukas estamos bem, moramos em lugares altos e só estamos pegando chuva forte mesmo. Mas conversando com Dona Tereza, a senhora que nos ajuda em casa, soube que há uns 11 anos atrás choveu por muitos dias seguidos e foi um caos total, muitas pessoas morreram e perderam tudo. De um dia para o outro, locais ficaram sem energia elétrica e com mais de 1m de água. Tomara que desta vez a chuva pare logo, já são três dias e as coisas podem ficar feias para quem mora em condições mais precárias. O lixo não é o único problema, mas acho que se começassem a tratar este assunto da forma adequada, já seria um bom começo!

19/01: Parece que as chuvas deram uma trégua aqui no Sul de Moçambique, hoje o sol está raiando em Maputo!

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

About these ads

8 responses to this post.

  1. Esse assunto é mesmo muito sério e merece atenção das autoridades. Até porque a maioria absoluta desse país vive em condições já precárias e perder o pouco que tem é realmente um caos absoluto.
    Ótimo post, Sâmela, e tenho saudade de tudo em Moçambique, até do caos!

    Beijos

    Resposta

    • Posted by Sâmela Silva on 17/01/2012 at 5:18 PM

      Triste mesmo, Stela. Ainda mais por saber que é algo facilmente alcansável se todos trabalharem em prol do povo e de Moçambique. Lixo é coisa séria, e na hora que chove, dificilmente as pessoas fazem a ligação de que isso agrava, e muito, o efeito da água no meio urbano.

      Resposta

  2. Posted by Orcélia Sales on 18/01/2012 at 2:41 PM

    No ano passado pude vivenciar isso tudo…as chuvas são intensas e assustam, eu morava na machava socimol..e pensei que o mundo estava acabando com tanto trovão e relampago…Em outro momento morei na zona onde mora o presidente, e também era complicado, pois não tinha o recolhimento de lixo e falta agua quase todos os dias. Enfim temos que fazer oração pra que esse governo invista mais em beneficios do povo.

    Resposta

    • Posted by Sâmela Silva on 19/01/2012 at 6:40 AM

      Obrigada pelo seu depoimento, Orcélia! Aqui no Sul o tempo melhorou hoje e o sol está raiando em Maputo!

      Resposta

  3. pra vc ver né…. um oceano de distancia e aki eh a msm coisa…. cidades no RJ e em MG estão embaixo d’agua e td ano eh a mesma coisa….

    Resposta

  4. Posted by Sâmela Silva on 01/02/2012 at 1:31 PM

    Hoje, por conta da divulgação deste post em um fórum no Facebook, tive a infelicidade de ler que, quem suja as ruas de Maputo são apenas os estrangeiros. :( É nítido q o problema é geral, dizer isso é extremamente preconceituoso. Enquanto o ser humano não começar a olhar pra frente, reconhecer um problema e não procurar culpados e sim soluções, aprender com o próximo e entender que fazemos parte de uma mesma raça, a humana, será difícil evoluir.

    Resposta

  5. Posted by bruna on 09/05/2012 at 3:16 PM

    estou fazendo um trabalho sobre o lixo em Moçambique e seu blog me ajudou bastante, gostei muito da iniciativa ;D

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: