Moçambique também tem internet, viu?!

É inacreditável, mas tem gente que ainda me pergunta isso, então aí vai a resposta: Sim, meus camaradas, há internet em Moçambique.

Óbvio, que é uma parcela pequena da população que tem acesso a este serviço, mas é perceptível que este mercado tende a crescer rapidamente. Internet no celular se tornou algo até mais comum, afinal as redes socias viraram febre. Não há monopólio, já há uma certa variedade de empresas que oferecem o serviço de internet banda larga, plaquinhas móveis para notebooks, e aqueles combos com TV a cabo. Algo diferente é que muitas vezes funciona como um serviço pré-pago, e o ponto ruim é que a internet não é ilimitada, logo, temos que pensar duas vezes antes de assistir besteiras no Youtube ou baixar um filme, por exemplo. No meu caso, temos que acompanhar o consumo diariamente para não correr o risco de ficar sem internet no fim do mês ou pagar excedente que é muuuuito mais caro (para este último, há como bloquear quando a cota de internet acabar). Lan houses são poucas e chamadas de “internet café”, ou só “café”. Nas escolas e faculdades, um laboratório de informática ainda é luxo, mas já há alguns estabelecimentos educativos que investem neste sentido.

Por coincidência, hoje fiquei sabendo de um vídeo que vale a pena gastar uns bytes pra assistir! Pensando neste mercado promissor e tão pouco explorado, pela primeira vez, foi produzido um programa em Moçambique voltado para a internet, o Mozambique Web Show. Com roteiro, edição e direção de Daniel Duarte e produção de Lidi Mendes, brasileiros que moram há mais de 2 anos em Maputo, o programa promete inovar e estimular o mercado de internet moçambicano, por meio de entrevistas bem-humoradas com personalidades de Moçambique.

Timbila, instrumento musical moçambicano

Neste primeiro programa, Daniel entrevista integrantes da Orquestra “Timbila Muzimba”. Tudo a ver com a cultura daqui, já que a timbila é um instrumento típico moçambicano que foi proclamado obra prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Tô sentindo um cheirinho de uma boa fonte para conhecermos melhor a cultura moçambicana! Que venham os próximos programas!

E aí, o que achou do programa? Deixe sua opinião aqui no blog.

Fica também um convite para que cada vez mais Moçambique invada a web!

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

About these ads

5 responses to this post.

  1. eita, nao servia pra morar em moçambique, ia estourar minha quota de downloads td mes! kkkkkkkkkkkkkk falando nisso, qnt q eh o limite?!
    outra coisa q quero comentar eh: eita povo, a sam ta morando em moçambique.. na africa, não na ilha de lost!!!!

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 23/01/2012 at 2:20 PM

      Kkkkkkk vc e Paulinho com certeza iriam se lascar aqui nesse quesito! Então, os limites dependem do plano q vc contrata, vc pode ter um pacote simples ou um mega blaster ultra, vai da necessidade de uso e do bolso! Heheheh Até existe ilimitada mas é mais para planos empresariais e tbm é o olho da cara!

      Responder

  2. Posted by Paula Tavares on 25/01/2012 at 5:25 PM

    Nós, a família que ficou no Brasil, agradecemos à internet que tem por ai, ainda que seja lenta, pouca, limitada… essa é o meio que temos de ver nossos queridinhos Sâmela e Zeca que estão nesta aventura nota 1.000

    Responder

  3. Posted by Jose Luis Junior on 01/03/2013 at 7:21 PM

    Eu estou aqui em Moçambique que vim de Portugal. Estou a sofrer um bocadinho com a Internet.

    Eu tenho o meu canal de YouTube onde metia vídeos dia sim dia não, nem digo nada.
    Mas uma coisa que não estava a espera era a Fibra Optica, Em Moçambique Maputo já tem zonas que tem Fibra e tenho de por pelo menos as ligações de Fibra, para meu futuro restaurante. xD

    Se quiserem passar daqui a 3 meses já deve estar pronto fica na Rua Do Clube Dos Empresários.Vai se chamar Bairro Alto, como em Portugal.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: