Dia del Amor y la Amistad!

O Amor está no ar!

No México não só o Amor, como a Amizade também! Confiram!

Aqui no México, e acredito que em várias partes do mundo, hoje é comemorado o dia de  San Valentín. Aqui o tema é um pouco, diríamos, mais abrangente. Aqui se comemora o Dia do Amor e da Amizade. É um dia festivo e muito bom para o comércio em geral, porque não envolve somente casais apaixonados e sim todos os amigos e pessoas que você gosta. Então, aproveite porque hoje é sim um dia de sair com sua “pareja“, comemorar, dar e receber presentes e toda essa “pataquada” que existe no Brasil no dia dos namorados. Mas, se você está solteiro, não se preocupe, você pode caminhar calmamente pelas ruas do México e não ter um siricutico porque está sozinho, afinal se comemora também do Dia da Amizade! ;)

Imagem de San Valentín

 Mas vamos voltar um pouquinho na linha do tempo e relembrar  o porquê de se comemorar esse dia. Na verdade existem mais de uma lenda à respeito do dia de San Valentín, mas a mais conhecida é que na Roma antiga, no século III, vivia um sacerdote chamado Valentín. Nessa época quem governava era um imperador chamado Cláudio III, que em um dado momento resolveu proibir o casamento para os jovens – ele achava que os homens eram melhores soldados se não tivessem uma esposa e família para se preocupar.

San Valentín foi contra o decreto do imperador e começou a realizar os matrimônios em segredo para os jovens apaixonados. O imperador descobriu e mandou prender e executar o sacerdote no dia 14 de fevereiro de 270 (isso é só um pequeno resumo da história de San Valentín que é muito mais rica em detalhes). O Papá Gelasio, estabeleceu então que a data 14 de fevereiro seria a data de sua comemoração. Isso ocorreu entre os anos de 496 e 498 depois de Cristo. Existe uma basílica na Itália, na cidade de Terni que guardam os restos mortais de San Valentín e leva seu nome. Todo dia 14 de fevereiro existe uma comemoração lá e os apaixonados fazem votos de se casar no próximo ano.  Legal, né? Acho que a maioria das pessoas ( incluindo eu!) achava que o costume de comemorar o Dia de San Valentín é recente, mas não é não. O costume nasceu na Grã Bretanha e na França durante a idade média entre o fim do Império Romano e meados do século XV. Os americanos adotaram o costume no século XVIII.  Aqui no México, como disse acima, se comemora o dia do Amor e da Amizade, os mexicanos acreditam que o amor só existe se houver também a amizade, por isso o nome dado à esse dia especial. O mundo inteiro tem uma forma especial de comemorar essa data, e a sua como é? Conte pra gente também!

Uma loja com os enfeites do dia de San Valentín

Que todos possam comemorar muito esse dia, seja no México ou em qualquer outra parte do mundo!

Feliz Dia do Amor e da Amizade à todos! Feliz Día de San Valentín!

Por Maira Gardini.

 

About these ads

5 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 15/02/2012 at 9:43 AM

    Aqui em Moçambique, senti que comemoraram mais o Valentine’s Day do que o Natal, acredita? Muitos lugares enfeitados com vermelho e tal. Aqui em casa aproveitei! Heheh Agora podemos comemorar duas vezes esta data tão gostosa. Agora, a ideia mexicana é muito boa, pq muitos solteiros q não gostam desta data, poderiam celebrar a amizade e também sairiam ganhando! :) Adorei!

    Responder

  2. Posted by Natfox on 20/02/2012 at 5:01 PM

    mto bacana a historia de são valentin, nao conhecia…. já sabia do costume ai do mexico, por causa de um episodio do Chaves kkkkkkkk e q se comemora essa data tb na Inglaterra e nos EUA por causa das aulas de ingles, mas nao conhecia historia do pq do nome e da data, mto legal!

    Responder

  3. No EUA, o Valentine’s Day também não é só focado em casais, é bem legal! Tinha um americano nos visitando no trabalho nesse dia e ele deixou um bombom de coração na mesa de todo mundo. Fofo!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: