Yes, nós temos Carnaval!

Aqui na Argentina também se comemora o Carnaval. Depois de 35 anos suprimidos pela última ditadura militar, desde 2011, a segunda e a terça-feira de Carnaval voltaram a ser feriados (gracias, Cris!! :D)

As festividades da folia na Argentina são diferentes de acordo com cada região e as principais são as de Corrientes e Entre Rios, Jujuy e Buenos Aires.

Carnaval de Corrientes e Entre Rios

Carnaval de Gualeguaychú

Região conhecida como Mesopotâmia argentina, as províncias de Corrientes e Entre Rios fazem limite com o Brasil e o Uruguai. É a região com maior influência do carnaval brasileiro, apesar de incluir elementos da cultura rioplatense, como o candombe.

As agrupações carnavalescas são chamadas de comparsas, que saem a desfilar em espaços denominados corsódromos. Como as escolas de samba do Brasil, as comparsas têm a bateria, os carros alegóricos (chamados de carrozas) e os integrantes desfilam fantasiados. Há competição entres as comparsas para escolher o campeão do ano, e são julgados pelo enredo, fantasia, música e dança.

A cidade de Corrientes é conhecida como Capital Nacional do Carnaval, e Gualeguaychú, na província de Entre Rios, é o maior centro carnavalesco do país.

Carnaval de Jujuy 

Carnavalito - dança do folclore andino - Tilcara (noroeste argentino)

Jujuy é uma província do Noroeste argentino, que faz limite com o norte do Chile e a Bolívia. Em Jujuy, a principal região onde se celebra o Carnaval é Quebrada de Humahuaca. A celebração do Carnaval aqui está misturada às antigas tradições indígenas de culto à Pachamama (a Mãe Terra), com influência muito forte das demais culturas andinas (Bolívia e Peru).

Uma semana antes do Carnaval, começam os carnavalitos e os bailecitos. O início da festa é marcado pelo desenterro do diabo Pujllay, representado por um boneco que simboliza a celebração. Os desejos reprimidos durante todo o ano podem ser liberados sem culpas até que chegue o domingo da tentação, quando o diabo voltará a ser enterrado junto com cigarros, folhas de coca e a chicha, uma bebida fermentada derivada do milho e típica da região. Depois, as pessoas se juntam para comer pratos típicos, como as empanadas e queijo de cabra, e rezam para que a diversão volte no ano seguinte.

Carnaval de Buenos Aires

Carnaval de rua em Buenos Aires

Em Buenos Aires (tanto na província quanto na capital), o carnaval é festejado nas ruas durante todos os fins de semana de Fevereiro.

Em todos os bairros, cortam o trânsito de algumas ruas ou avenidas para que adultos e crianças possam se juntar para brincar e acompanhar as murgas, que são conjuntos de músicos percussionistas, bailarinos e fantasias que participam dos desfiles (chamados corsos). Em geral, as murgas se apresentam em um palco montado para este fim.

Uma característica das murgas é utilizar as letras como meio de crítica social através do riso e do duplo sentido. Todos os bairros têm diversas murgas para representá-los. Em 1997, foram declaradas Patrimônio Cultural da Cidade de Buenos Aires.

Fiquem com El humahuaqueño (Carnavalito) de Edmundo Zaldivar, uma canção do folclore argentino que já foi gravada por Roberto Carlos nos anos 70. Bom carnaval para todos!

Por Fernanda Galli.

About these ads

2 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 20/02/2012 at 7:01 AM

    Eu nem imaginava q o Carnaval era forte aí assim! O fogo disso é q temos q viajar pro mesmo lugar em épocas diferentes senão, não aproveitamos tudo! E falando em carnavais pelo mundo, realmente as vezes acho q nós brasileiros achamos q a festança é só no Brasil, este artigo me ajudou a perceber que há muito mais por aí: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/8-carnavais-famosos-no-mundo-alem-do-brasileiro?utm_source=twitter&utm_content=ngbrasil#1!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: