Carnaval na Terra do Tio Sam! Mardi Gras!

Todos os anos, mais de 4 milhões de pessoas do mundo todo se reúnem em Nova Orleans para participar do que é normalmente chamado de “a maior festa livre do planeta”, o festival de Mardi Gras, também chamado de Carnaval em alguns países.

Em janeiro, na cidade de Nova Orleans, inicia-se uma variedade de festas que chegam ao clímax com o Dia de Mardi Gras, ou terça-feira de Carnaval (chamamos de terça-feira gorda), um dia antes da Quarta-feira de Cinzas e da Quaresma. Por aproximadamente 2 semanas antes da terça-feira de Carnaval, moradores e visitantes divertem-se nos inúmeros desfiles, com criativos carros alegóricos que carregam participantes fantasiados, jogando colares de bolinhas coloridas (chamamos de beads) e outras bugigangas nas multidões superanimadas.

Colares do Mardi Gras

 As festas vão pela noite adentro enquanto os festeiros buscam pela típica música de Nova Orleans, bem como pela comida típica da cidade. As cores oficiais do Mardi Gras são: dourado que significa poder, verde que significa fé e roxo que significa justiça. A tradição da nudez no Mardi Gras em New Orleans vem de muito tempo, registrada pela primeira vez em 1889 com mulheres mostrando os seios, e hoje em dia, na maioria universitárias, mostram os seios para ganharem o  famoso colar de bolinhas.

As festividades começam em Nova Orleans todos os anos em 6 de janeiro, no Twelfth Night feast of the Epiphany, dia que, de acordo com a tradição, os 3 reis magos visitaram Jesus Cristo pela primeira vez. Mardi Gras, terça-feira de Carnaval em francês, é o principal dia da temporada. O Mardi Gras tem origem no paganismo e no pré-cristianismo, mas mesmo assim a Igreja Católica Romana legalizou o festival como uma rápida comemoração antes da Quaresma. O dia do festival de Mardi Gras, feriado oficial em Nova Orleans, ocorre 46 dias (os 40 dias de Quaresma mais 6 domingos) antes da Páscoa, podendo ser de 3 de fevereiro a 9 de março.

Aqui em Nova York, por exemplo, o Mardi Gras não é comemorado nas ruas, apenas em pubs. Caso visite os EUA nesta época do ano, sugiro visitar Nova Orleans e ver de perto esta festa que não é como o nosso carnaval, mas é muito interessante de se ver e participar!

 Veja o vídeo abaixo (em inglês) e conheça um pouco sobre essa festa!

 

Patricia Yuri, direto de Nova York, E.U.A.

Post de boas-vindasTodos os posts | Perfil | Facebook

About these ads

5 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 21/02/2012 at 1:26 PM

    O famoso Carnaval de New Orleans! Eu já tinha visto na Tv a questão dos colares, acho q eu ía ficar sem nenhum, q vergonha!!! kkkkkk

    Resposta

  2. haha pois é Sâ, eu não tenho vontade nenhuma de ganhar os colares! haha! Ganhei num restaurante que tinha um cardápio especial do Mardi Gras, mas não precisei mostrar nada! hahaha beijos e thanks pelo comment! :D

    Resposta

  3. Posted by Natfox on 21/02/2012 at 6:47 PM

    2 semanas de folia… senhor.. Nova Orleans tb nao serve pra mim kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta

  4. [...] carnaval de Taiwan tem um pouquinho do carnaval do Rio de Janeiro misturado com elementos do Mardi Gras, da Nova Orleans, que são combinados com elementos típicos da cultura de Taiwan. É uma misturada danada,  mas [...]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: