Uma bandeira da cor do céu

Bandeira da Argentina

Hoje é o aniversário de 200 anos da criação do que viria a ser a bandeira argentina.  Para comemorar o bicentenário, o governo decretou um feriado excepcional (somente neste ano).

História da Bandeira Argentina

O processo de independência da Argentina durou de 1810 a 1816. No dia 27 de fevereiro de 1812, o general Manuel Belgrano (uma das figuras centrais desse processo), mandou içar e jurar uma bandeira que ele mesmo tinha desenhado e que possuía as cores celeste e branca, em uma cerimônia solene às margens do Rio Paraná, na vila que originou a cidade de Rosario. Neste lugar foi construído o Monumento Histórico Nacional a la Bandera, um dos cartões postais dessa cidade.

Essa bandeira tinha duas faixas brancas, com a faixa celeste ao meio. Mas ao contrário da crença popular, as cores não foram inspiradas no céu, e sim eram as cores de outro símbolo nacional, a escarapela. Segundo uma das versões, a escarapela tomava emprestadas as cores da dinastia dos Bourbons, da casa de Fernando VII, rei deposto da Espanha.

O governo, por razões políticas, desautorizou seu uso e ordenou que a bandeira usada fosse a mesma utilizada no Forte de Buenos Aires, que era a sede do governo na época (vermelha e amarela, cores da bandeira espanhola).

A celeste e branca passou a ser usada como bandeira do exército até ser adotada oficialmente como símbolo das Províncias Unidas del Río de la Plata (uma das denominações da República Argentina) em Julho de 1816, depois da independência, que tinha acabado de ser declarada no dia 09 de julho. Nessa ocasião, o desenho já tinha sido definido como duas faixas celestes com uma faixa branca central.

A primeira moeda argentina

O sol incaico, também chamado de Sol de Mayo, foi incluído em 1818 e aparece no centro da bandeira. É um sol com rosto humano que possui trinta e dois raios, dezesseis retos e dezesseis ondulados intercalados e figurava na primeira moeda argentina.

Em 1985 o Congresso Nacional estabeleceu por lei que o Sol de Mayo deveria aparecer em todas as bandeiras argentinas. Antes desta lei, a bandeira com o sol era utilizada apenas nas instituições oficiais.

O general Belgrano morreu no dia 20 de junho de 1820 e essa data foi escolhida para ser o dia da bandeira. Seu rosto também aparece nas notas de dez pesos atuais e há muitas ruas e inclusive um dos bairros da capital que homenageiam um dos pais da pátria.

Comemorações pelo Bicentenário:

Durante todo o fim de semana prolongado foram organizados vários eventos para comemorar o bicentenário. Em Buenos Aires organizaram um espetáculo musical que conta a história da bandeira, com participação de vários artistas populares, como a cantora Valeria Lynch.

Em Rosario, orgulhosamente chamada de la cuna (berço) de la bandera, os espetáculos começaram desde sexta-feira, com um show de um dos ícones do rock argentino, Fito Páez, que é rosarino.

O palco, como não podia deixar de ser, foi erguido aos pés do Monumento. Pena que eu não pude ir, a cidade de Rosario é muito bonita e eu adoro o Fito :D

Monumento à Bandeira em Rosario (Argentina)

Mesmo depois do desenho da bandeira ter sido adotado oficialmente, a bandeira teve várias versões com pequenas diferenças. Veja aqui todas estas versões e também as bandeiras de cada província.

Gostaram de conhecer a história da bandeira argentina? E você, conhece a história da bandeira do seu país? Compartilhe com a gente!

Fernanda Galli, direto de Buenos Aires, Argentina.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Twitter | Facebook


About these ads

12 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 27/02/2012 at 4:33 PM

    Por causa do seu post fui procurar sobre a bandeira de Moçambique! Mas não consegui achar a história de como e por quem ela foi elaborada… Só os significados e tal. Mas o mais bizarro, foi que encontrei um ranking das 15 bandeiras mais estranhas do mundo, e acredite a bandeira moçambicana apareceu em 7º lugar! Isso porque um dos símbolos da bandeira é uma AK-47: http://hypescience.com/22953-as-15-bandeiras-mais-estranhas-do-mundo/ A arma AK-47 simboliza a luta armada e a defesa do país e é a única bandeira no mundo a incluir a ilustração de um fuzil moderno. Olha aí mais uma curiosidade da Pérola do Índico! Heheheh particularmente eu acho a bandeira bonita, mas realmente não precisa de um símbolo q lembra tanta coisa ruim, né?!

    Resposta

    • Pois é Sâmela, achei muito interessante saber como foi elaborada a bandeira, e também as diversas versões até chegar ao que conhecemos hoje. A camisa da seleção argentina representa bem a bandeira, com as listras azuis e brancas. É muito comum chamarem a camisa de albiceleste.
      Vale a pena pesquisar a origem da bandeira de Moçambique, talvez em alguma página ou livro de história vc encontre. Quanto às bandeiras bizarras, isso depende de quem vê. Talvez para um africano ou oriental, a nossa bandeira ou a da Argentina é que pareceriam estranhas, rsrsrsrs. Beijocas!

      Resposta

      • Posted by Sâmela Silva on 28/02/2012 at 6:48 AM

        Verdade, gosto é gosto! O importante mesmo é o significado da bandeira que é a identidade de toda nação! :)

  2. Posted by Nat Fox on 27/02/2012 at 5:01 PM

    oq representa o sol de mayo?

    Resposta

    • Oi Nat, tudo bem? O sol representa o deus Inti, dos incas e foi desenhado por Juan de Dios Rivera, que era um artesão peruano que vivia na Argentina e foi responsável por gravar a moeda.
      Quanto ao De Mayo, faz referência à Revolução de Maio de 1810, que marcou o início do processo de independência da Argentina. O ano passado foi totalmente dedicado à comemoração do bicentenário desta revolução.
      Beijos!

      Resposta

  3. Nossa! Que bandeira é essa da Líbia? Um quadro verde, até parece uma lousa! Umas piores que as outras!hehehe!
    Já a da Argentina eu acho linda! Só perde pra nossa mesmo!

    Resposta

    • Posted by Sâmela Silva on 28/02/2012 at 6:47 AM

      Kkkkkk pois é! Uma pior q a outra, mas vai de gosto né?! heheh

      Resposta

    • Posted by Nat Fox on 28/02/2012 at 3:31 PM

      essa da libia virou meme de internet, o pessoal sempre postava assim: ‘Hj to com mais preguiça do q o cara q desenhou a bandeira do Japão’, ai começaram a responder assim: ‘eh q vc ainda nao viu a bandeira da libia’ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Resposta

    • Eu também acho linda a bandeira da Argentina, uma das minhas favoritas, mas a bandeira de coração é a nossa, sem dúvida! Beijos :D

      Resposta

  4. Posted by monique on 19/09/2012 at 6:27 PM

    niguem tem gosto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: