Um passeio no Mercado do Peixe!

Moçambique é um paraíso pra quem gosta de camarão! De vários tamanhos e preparados de diversas formas, aqui camarão não é luxo como em São Paulo, por exemplo. E tenho que anunciar: AQUI COMI O MELHOR CAMARÃO EM TODA A MINHA VIDA!

Esse camarão sensacional foi preparado no Mercado do Peixe, um dos pontos turísticos obrigatórios pra quem vem pra Maputo. Do lado de fora você encontra de tudo, de amendoim a fogos de artifício na época des festas de fim de ano! Já na porta, muitos profissionais dos restaurantes que ficam aos fundos do mercado, te abordam para que você compre os peixes e crustáceos e prepare nos restaurantes deles. O jeito é dar uma de cliente que só foi pra olhar e despistá-los! Rs…

Amêijoas no Mercado do Peixe!

Eles vendem de tudo, e vendem tudo fresco, logo o cheiro é de mar e não aquela coisa desagradável tipo “peixe fora do prazo”! Mas se você não “manja” de frutos do mar, é melhor levar alguém experiente, já que eles não possuem refrigeração e com certeza uma coisa ou outra pode “passar do ponto”. Lulas, camarões, peixes, caranguejos, lagostas, amêijoas e por aí vai! Os preços são ótimos mas é claro que “gringo” paga mais, então quando comprei pela 1ª vez, levei Dona Tereza e fiquei do lado de fora! ;) Até porque, a balança as vezes também não é muito justa, então o jeito é ser esperto e pechinchar! Agora já estou esperta e sei direitinho me virar sozinha! E conto como comprar direitinho e aproveitar este passeio sem stress neste outro post! :) Além de vender, eles também limpam os peixes pra você, o que facilita muito o serviço!

Eu e o nosso almoço que você vai ver preparado, já já! :)

Mas o mais gostoso, é escolher tudo fresquinho e levar para ser preparado nos restaurantes de lá mesmo. Tudo muito simples e caseiro, do jeito que eu gosto! O que assusta algumas pessoas é que pra tudo ficar pronto pode levar muuuuito tempo, tipo 2 ou 3 horas. Então, quando for ao Mercado do Peixe, vá com disposição e tempo. Ou então, compre os itens, mande preparar e vá dar um volta e buscar só depois! ;) Do contrário, você vai se estressar e estragar um ótimo passeio! Um almoço com entradas (pão d’alho e amêijoas), guarnições (arroz, batata salada), bebidas e o “prato principal” (os camarões, peixe, caranguejo, por exemplo), pode sair por cerca de 500,00 MT, cerca de R$ 32,50. Foi num almoço desses, longo e divertido, que descobri essa delícia de camarão aqui embaixo preparado no restaurante “Belú”! Gente, que tempero! Humm… Infelizmente é inexplicável! :)

O melhor camarão que já comi na vida é o preparado no Mercado do Peixe, em Maputo!

Vai um camarãozinho, aí? :P

*O Mercado do Peixe fica próximo ao Clube Marítimo na Av. Marginal. Não achei informações oficiais sobre os horários e dias de funcionamento, mas toda a vez que passo em frente está aberto! As 7h da manhã, mesmo no domingo, eles estão lá! Heheheh! Há vários restaurantes ao fundo do mercado, mas se quiserem ir ao Belú e tirar dúvidas com eles, liguem para o gerente Mario: (251) 826 302 220.

PS: Parece que o governo Chinês quer revigorar o Mercado do Peixe e para isso disponibilizou ao governo Moçambicano aproximadamente 11 milhões de dolares. Então, melhor visitar logo já que não dá pra saber se ele vai ficar melhor sem deixar suas raízes e características únicas! (leia mais aqui)

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

9 responses to this post.

  1. Posted by Eduardo Bueno on 28/02/2012 at 2:47 PM

    Confesso que não gosto nem um pouco de lá. Demora na comida, cerveja quente, vendedores no extremo da chatice e aquele som a todo volume são um belo incentivo a não pisar mais por lá. Ah, nem sempre os peixes são frescos…já ouvi mais de uma história de peixe já estragando. Quem não sabe comprar dança!! De qualquer forma, é um bom lugar para levar os turistas para comerem um típico camarão daqui.

    Resposta

    • Posted by Sâmela Silva on 28/02/2012 at 6:09 PM

      É, vai de gosto, Bueno! Ali tem q se desapegar de luxo pra conseguir apreciar o lugar. Eu gosto bastante! É fogo ouvir alguém indicar hotéis tipo o Indy para os turistas apreciarem a comida de Maputo, mas… Sobre os peixes, os relatos q ouvi e as vezes q fui td estava fresquinho, mas é claro q temos sempre q escolher bem ou levar alguém q saiba! ;) Eles não tem sistema de refrigeração então com certeza deve passar alguma coisa, mas o q eu quis dizer, é q por mais simples que seja, vc não sente aquele cheiro de peixe podre q muitos acham. Pra mim, vale o passeio! E inclusive já está na hora de voltar lá! :)

      Resposta

  2. Deu agua na boca..quero o nome do restaurante,,pq vou lá é claro experimentar essa delicia..rs..

    Resposta

    • Posted by Sâmela Silva on 28/02/2012 at 6:13 PM

      Tem vários restaurantes lá, mas vou conseguir o contato deste q a gente vai e posto aqui! ;)

      Resposta

  3. Posted by Nat Fox on 28/02/2012 at 3:18 PM

    MEU, mto agua na boca esse seu post!! hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!! eu amo peixe!! eu AMO camarao!!!!!!!!! sacanagem sua postar isso bem na minha dieta!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkk
    Sam, mas pera ae, sou meio ignorante e nao entendi, vc compra o peixe/camarao/fruto do mar e leva pra ser preparado no restaurante, eh isso msm?! qnt custa pra eles prepararem?

    Resposta

  4. Posted by Paulo hlunguane on 01/06/2012 at 2:00 PM

    Eu que o mercado do peixe é daqueles sitios que nunca se esquecemos. Tudo é fresco e quem vai e nao gosta nao sabe apreciar a boa comida mocambique.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: