Sejam bem-vindos a Dinamarca!!!

Acredito que todo mundo aqui já tenha lido pelo menos uma vez na vida (se não várias) aquela listinha dos países mais felizes do mundo. Eu confesso que não prestava muito atenção nessas coisas quando morava no Brasil porque tinha certeza (infelizmente) que nosso verde e amarelo não estaria na lista. Mas a Dinamarca… ah, Dinamarca. Tá sempre por lá!

Ninguém sabe explicar o segredo de tanta felicidade. Diria que nem os nativos sabem. A maioria deles nem liga pra esse “título”. Eu tenho minhas teorias malucas pra tanta felicidade, mas vou apresentá-las outro dia… ;)

Porque hoje é dia de apresentar a Dinamarca! E pra isso eu preciso deixar as coisas claras entre a gente.

Preciso confessar desde agora que eu faço a linha “brasileira realista”. E que trem é esse de brasileira realista??? Brasileira realista é aquele grupo de brasileiras que aquelas que usam o famoso óculos cor de rosa acham super chata (Muah!! Pra elas… haha). E isso é simplesmente porque a gente consegue enxergar as vantagens e desvantagens de cada país. Não é porque me mudei do Brasil que vou achar tudo que vem de lá ruim, que vou esquecer minhas origens e começar a falar português com sotaque de gringo (Believe me, isso acontece!!!). Ou ainda pior, começar a “esquecer” o idioma materno. Faz me rir!!!

E é por isso que eu vou apresentar a Dinamarca como ela é pra mim. Quer dizer, o meu ponto de vista de estrangeira morando na Dinamarca. E isso pode intimidar certas pessoas!!! Mas eu prometo que sou legal!!! :P

Tudo entendido entre a gente, vamos voltar ao assunto do post: Apresentar a Dinamarca!

(clique para ver a imagem em tamanho maior)

Dinamarca é um país pequeno. É tão pequeno que tem gente em Copenhagen que prefere se mudar pra “China” do que morar na região que eu moro (Jutland) ahahah.  Há os que dizem que só existe Copenhagen por aqui. O restante é tudo estilo cidade do interior. Não deixa de ser verdade.

O que eu gosto daqui é que tudo é “ali do lado”. Bem ladinho de mineiro. Eu, por exemplo, estudo e moro em cidades diferentes. Dá pra cruzar o país inteiro em menos de 5 horas. Independente de onde você começa e termina. A princípio eu achei uma coisa louca isso. Hoje adoro poder chegar na Alemanha sem perder o dia inteiro de viagem! Haha Ônibus funciona direitinho. Tá escrito 12:58, o busão vai passar nesse horário. Acontece de atrasar??? Sim. De vez em sempre? Não!!! :)

Outra coisa que gosto por aqui é águaaaaaaaaaaaaaa!!! Tem água por todos os lados, gente. E quer coisa “mais melhor de bão” que poder acordar cedinho e caminhar na beirinha da praia (sonho de qualquer mineiro haha)???

No reino da legolândia ninguém tá muito aí pras roupas que a gente veste e muito menos como a gente é. Já vi cada coisa por aqui que fica difícil de acreditar contando! haha

Mais uma vantagem dinamarquesa é horário de trabalho. O povo por aqui trabalha 37 horas por semana. A maioria fica livre por volta das 15:30 – 17:00. Não é uma maravilha???

No verão a gente fica fora de casa atééé bem tarde. O sol fica brilhando (brilhando mesmoo) até umas 22:00 e haja coisas pra se fazer. Eu pelo menos não consigo dormir sabendo que o sol tá lá fora. E os dinamarqueses se tranformam em outra pessoa quando o sol brilha. É impressionante a diferença. A foto do pôr do sol aqui embaixo foi tirada em 2009, e era pra lá de 9h da noite!!!

E eu vou parando por aqui hoje. Assim como os meus colegas de trabalho – que já se mandaram… Com sol brilhando, ninguém trabalha.. E eu preciso confessar que é dificil concentrar com o sol brilhando la fora! hahahah A gente pensa, até quando? Aqui a gente nunca pode confiar que vamos ter um verão quente. Nos últimos anos tem sido até bemmmm michuruquinha!!!!

Ficaram com vontade de conhecer o país da cerveja, marmelada, Hamlet e lego? Não deixe de acompanhar as minhas mais loucas aventuras tentando me adaptar a cultura da batata, dos encontros agendados e dos snaps!!!

E pra quem quer ouvir o idioma falado por cinco milhões de pessoas….

E o meu vídeo preferido …

Até a próxima!!! :)

Ludimila Lima, direto de Aarhus, Dinamarca.

Todos os postsPerfil | Facebook

21 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 02/03/2012 at 11:55 AM

    Adorei esse negócio de trabalhar menos e o dia escurecer mais tarde! Acho q vc deve ter sensação de que aproveita mais, não? Nossa, assisti os vídeos, como é diferente o idioma! No que vc disse ser o seu preferido eu fiquei doidinha, acho q seria muito difícil eu aprender, viu!

    Resposta

    • O idioma é diferente sim… A gramatica não é a das mais complicadas, eu confesso. O negocio por aqui é mesmo a pronuncia. E olha, dinamarques A-D-O-R-A “comer” as palavras haha tem palavra que é imensaaaaaaaaaaaaaaaa na escrita e na hora de se pronunciar, é super pequena!!!

      Resposta

    • Posted by Geovany Silva on 09/11/2012 at 11:20 AM

      Bom dia Ludmila,
      Moro em São Luis, Maranhão. Fizemos amizade com uma familia dinamarquesa, mais precisamente da cidade de Lyngby, na grande Copenhague, através de um jovem que morou conosco aqui em São Luis, fazendo intercambio durante um ano. Durante a permanenia dele aqui boa parte da familia nos visitou: Avós paternos, pais, irmã… Assim, em julho passado durante nossas férias minha esposa e eu dicidimos retribuir as visitas durante nossas férias na europa.
      Então decidimos ir a Lyngby/Copenhague. Para nós foi um momento maravilhoso, inesquecivel. Eu diria que a Dinamarca não é apenas um pais com excelente qualidade de vida, mas possui outro grande diferencial, ” um povo maravilhoso”. Realmente sentimos muita saudade e retornamos ao Brasil após 20 dias na Europa, sendo uma semana somente na Dinamarca e Suécia.
      Pretendemos retornar para permanecer mais tempo. Conhecemos praticamente todo o pais, fomos até o “Legoland”.
      Além dos pães deliciosos, passeios de barco pelos canais de Copenhague, compras, visita a Suécia: Lund, Malmo… não consegui esquecer os luculentos, deliciosos morangos dinamarqueses.
      Estamos nos programando para retornar em 2013 a fim de conhecermos melhor a Suécia, e dar uma esticada à Noruega e Finlandia..

      Resposta

      • Posted by ludimilalima on 22/11/2012 at 5:36 PM

        A dinamarca eh um pais muito bonito mesmo para passear!!

  2. Nossa, eu adorei o vídeo nos pubs! Hahahaha, deve ser muito difícil mesmo tentar falar essa língua!
    Bjos!

    Resposta

    • Eu adoro aquele video do pub. O mesmo rapaz fez outros tambem super hiper engracados! haha
      Olha esse pra vc ver:

      Bj e ate mais !!!

      Resposta

  3. Parece muito lindo o país, deu vontade de conhecer também!
    E o idioma precisa fazer ginástica na língua pra poder falar… rsrs
    Bjos ;)

    Resposta

  4. Posted by Nat Fox on 08/03/2012 at 5:59 PM

    Cara, adorei seu post!! huahuahuahua seu jeito de contar as coisas eh mto legal! kkkkkk engraçado/critico/realista kkkkk amei! não deveria ter demorado tanto pra postar!! :P
    Sobre os horarios de trabalho, q maximo! Acho q eh uma cultura europeia, qualidade de vida… pq em mts outros países têm ou este ou outros costumes de encurtar os horarios de trabalho….
    Simplesmente qnt mais eu leio sobre os países europeus aki na ‘grama’ mais eu percebo q eu deveria ter nascido por ai! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Melhor eu nem ir conhecer, senao nao volto! huahuahuahuahuahua

    Resposta

    • haha Oi Nat, obrigada!!
      Menina, se vc soubesse a correria que eu ando haha mas ja estou com o proximo post na ponta da lingua, ops, dos dedos hahaha

      Vem passear boba!! :)

      Resposta

  5. Oi Ludimila, tambem sou casada com Dinamarques e vivo entre DK, BR etc… por causa do trabalho dele mas tenho intensao de fixar residencia na Espanha apartir de 2013, poderiamos manter contato e quem sabe vc me ensinar Dinamarques, ohhh coisinha dificil Ahhh, estou agora na sua terra Nata (M.G) Ipatinga e volto para Dinamarca dia 13 de Junho 2012 quer alguma coisa daqui ? só pedir tá ? levo pra voce rsss. na Dinamarca nossa cidade é Frederikshavn bj

    Resposta

  6. Posted by Suzi Weigand on 03/07/2012 at 12:41 PM

    Ola Ludmilla, nuss..q coinscidencia, somos quase vizinhas,hehehe…moro em Berlin na Alemanha, mas somos da mesma cidade Natal, Governador Valadares..conheco bastante Dinamarca, linda cidade, fiquei encantada…de noticias…suzi susiedes_roxa@hotmail.com

    Resposta

  7. Posted by Taina on 26/02/2013 at 7:38 AM

    ouvi dizer que a sociedade dinamarquesa é muito xenofobica com imigrantes. É verdade? Qual a relação entre os dinamarqueses e os imigrantes?

    Resposta

  8. Posted by Eloisa Valentim on 02/03/2013 at 4:47 AM

    Ola tudo bem?
    Estou na dinamarca wm viborg e gostaria de fazer novas amizades brasileira pois é dificil de encontrar brasileiro aqui kkk me add no face eloisavalentim_23@hotmail.com bjs

    Resposta

  9. Posted by Andreia Oliveira on 26/04/2013 at 3:42 PM

    Olá Ludimila.
    Será que pode me ajudar? Moro com um dinamarquês há mais de 3 anos no Brasil. Há uma semana ele foi desligado da empresa dinamarquesa em que trabalhava. Ele gostaria de voltar para a Dinamarca, pois apesar de morar aqui há quase 5 anos, fala muito pouco português, nos comunicamos em Inglês. Sabemos o quanto é difícil uma brasileira morar na Dinamarca. O que preciso fazer para começar? Sou. Professora de inglês formada pela Universidade de Brasília. Você acha que eu teria alguma chance de arrumar um emprego?

    Aguado sua resposta.

    Andreia

    Resposta

    • Oi Andreia,
      O melhor a fazer é procurar informacoes no site http://www.nyidanmark.dk
      Emprego nao é facil, mas tb nao é impossivel. Talvez vc possa tentar alguma escola de idioma que ensine portugues, ou algo do genero.

      Infelizmente eu nao tenho como dar dicas de como comecar já que atuamos em areas totalmente distintas.

      Boa sorte com os planos.

      Resposta

  10. Posted by Michelly vitorino on 28/07/2013 at 7:08 PM

    Ludimila holaaaaa sou a Michelly encantada ña verdade já vivo fora do Brasil
    Faz um tempinho mais a chamada do cupido veio direto de Dinamarca kkkkkk esse ano fui conhecer adorei e lindo , mais nao entendo nada gostaria muito de poder conversar com alguém
    E comparti experiência falar sobre a cultura e os costumes mais com alguém do meu pais kkkkkkk se vc poder gostaria muitooooo estou grata desde já adorei seus posts

    Resposta

  11. Posted by Gabriele Monteiro on 20/08/2013 at 3:29 AM

    Ludimila, voce atua em qual área? Estou pensando em me mudar para dinamarca assim que me formar em engenharia civil, você acha que consigo visto de residencia lá? Já que engenharia civil é uma área necessitada no pais (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130326_wanted_migrants_clickable.shtml). E quanto a xenofobia? você ja se sentiu descriminada?
    Obrigada desde já :D

    Resposta

    • Posted by ludimilalima on 20/08/2013 at 4:04 PM

      Oi Gabriele, tudo bom?
      Entao, eu nao sabia que a dinamarca estava precisando de engenheiro civil nao. Na verdade essa reportagem que vc mostrou nao tem nada haver com a realidade aqui. Falar que aqui precisa de enfermeiros é a falta total de conhecimento atual do país. Há uns 10 anos atras isso ate era verdade, hoje em dia tem varias faculdades formando enfermeiros …

      Quanto a engenharia, eu trabalho com qualidade (estatistica, qualidade de processo, analise de reclamacoes de clientes e causa de problemas -e melhorias de processo). Em dinamarques. Se nao soubesse o idioma seria impossivel pra mim conseguir algo na minha area.

      E eng. civil é a mesma coisa. Acho muito dificil conseguir emprego na area sem saber o idioma. Nao quero te desanimar nem nada, mas a Dinamarca não é um país de facil acesso pra imigrantes. Tem uma longoooooooooo processo e pode ser demorado, cansativo e super caro.

      Te recomendo a dar uma olhada nesse site… http://www.nyidanmark.dk/en-us/coming_to_dk/work/work.htm

      Quantas as outras perguntas, estou meio sem tempo. Tem mta coisa na internet sobre o assunto, só dar uma pesquisada.

      Bos sorte com os planos.

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: