5 maneiras de saber o que rola em Maputo!

Quando as pessoas imaginam “África”, acredito que lhes vem à cabeça muitos eventos culturais, afinal, diversas culturas foram influenciadas pelos africanos, a do Brasil então! Mas quando cheguei em Maputo percebi que não haviam tantos eventos assim, principalmente porque não há um modo oficial e unificado de divulgar os eventos da cidade, então a agenda cultural parece ser ainda menor.

Não há um bom site onde você encontre toda a informação completa e atualizada, temos sempre que sair garimpando. O que nos salva, por exemplo, são PDF’s enviados por embaixadas e alguns movimentos independentes, e as redes sociais. Então, se você está pensando em vir morar em Maputo/Moçambique, ou se você já mora, é interessante procurar “salva-vidas” como estes para descobrir o que rola na cidade/país! ;)

1) Facebook

Grupo “Brasileiros em Moçambique”. Fazer parte deste grupo, pra mim, é indispensável! Lá você vai poder interagir com diversos brasileiros que moram em Moçambique e compartilhar histórias e dúvidas. Mas atenção! O grupo preza por manter a qualidade nas informações, então os temas tratados são relacionados apenas à Moçambique.

Fórum Maputo. Ser “amigo” do Fórum Maputo significa acompanhar informações relacionadas a cidade de Maputo postadas e comentadas, na maioria das vezes, pelos próprios moçambicanos. São discutidos pontos referentes a cidadania e problemas urbanos, e ao meu ver é bem legal pra ficar por dentro do que as pessoas estão comentando.

2) Sites

IMozambique.co.mz. Este site publica algumas notícias do país e interage muito pela página do Facebook. Não tem nada muito diferente e interessante, mas as vezes mostram assuntos importantes em tempo real e contam com muitos comentários dos seguidores. Um ponto ruim é que, no Facebook, postam piadinhas e itens irrelevantes, mas nada em grande quantidade. :P

Too sexy. Este site é o que talvez mais chegue perto de um site de baladas, e timidamente também utiliza o Facebook. O que rola nas noites de Maputo e as fotos de quem foi “tchilar” (curtir) um bocado você pode encontrar lá. Mas não são todos os lugares que aparecem no site, então não o utilize como única fonte de busca! ;)

Club of Mozambique. In English! Hehehe, este site se diz o 1º portal em Inglês sobre Moçambique, mas você pode acessá-lo e mudar para a opção em Português. Notícias, turismo, anúncios, eventos, etc, mas o mais bacana é que você pode se inscrever para receber a Newsletter deles com um resumão, principalmente de Maputo (Exemplo da Newsletter do Club of Mozambique). Além disso, eles também tem uma página no Facebook.

Mozambique Information. O site, também em Inglês, não é lá essas coisas, mas também enviam Newsletters com uns resumos bacanas. Para receber as Newsletters, envie um e-mail para: minfo@lists.uem.mz (Exemplo da Newsletter do Mozambique Info).

Estas Newsletters são bem interessantes, há anúncios de cursos, vagas de emprego, agenda cultural, aviso de animais perdidos, famílias estrangeiras que estão indo embora do país e recomendam as empregadas domésticas ou querem vender a mobília, etc. Acho muito bacana receber! ;)

3) Agenda Cultural

A Embaixada da Espanha em Moçambique envia semanalmente um e-mail com a Agenda Cultural de Maputo e arredores. Ela é bem completa, informa horários, endereços, etc. Para receber a agenda, envie um e-mail para: alba.martin@maec.es.

* Turismo

Visit Mozambique. Este site mostra com mais detalhes os pontos turísticos de Moçambique, muitas vezes com endereços e contatos. Pra quem gosta de viajar e explorar pode ser uma boa pedida, e ele possui versão em Inglês e Português. Não sei dizer se ele é atualizado com a frequência adequada, mas pode ser uma boa fonte de consulta. Eles também possuem Facebook e Twitter.

MozGuide. Também em Inglês, este site é um portal com muitas dicas para quem quer fazer turismo por Moçambique. Hospedagem, como chegar, o que fazer, entre outros. Possui página no Facebook e você pode interagir por lá se estiver com o Inglês afiado!

Para receber notícias em geral, aí vão alguns jornais e canais de TV e seus endereços eletrônicos. Infelizmente, os meios de comunicação em Moçambique, estão muito aquém do que a população precisa e merece, mas um erro muito grande de nós estrangeiros é não acompanhá-los. Acho importantíssimo sabermos o que se passa no país onde estamos.

4) Jornais

5) Canais de Televisão

Bom, é assim que tenho tentado me manter informada e acredito que é um bom começo pra quem está chegando ou chegou em Maputo/Moçambique! E aí, malta de Maputo e de outros cantinhos do mundo, de quais outras maneiras vocês se atualizam para saber o que acontece na cidade de vocês?

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

3 responses to this post.

  1. Posted by Andreia on 01/04/2012 at 6:04 PM

    Acrescento o grupo Mozeventos. É uma ótima opção como classificados. Lá se encontra de tudo para vender e comprar.

    Resposta

  2. Posted by CLAUDIO MAX RODRIGUES on 02/08/2013 at 4:09 PM

    GOSTEI MUTO DAS SUAS DICAS A MIGA SAMELA,,AO CONTRARIO DE UM CIDADAO QUE VISITOU MAPUTO,,E FALOU MUITO MAL DE LA,,COMO SE NO BBRASIL NAO EXISTICEM LUGARES RUINS TAMBEM VALEU

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: