A Espanha católica

Penitente em Sevilla por Emilio Morenatti (AP), 2012

Quando escrevi o post de apresentação da Espanha esqueci um pequeno, mas importante detalhe: a Espanha é muito, muito católica. Claro que existem outras religiões, que pouco a pouco vêm ganhando seu espaço, principalmente por conta dos imigrantes, mas a maioria ainda é de católicos e fervorosos. Como no Brasil, os feriados mais importantes são os religiosos, mas a diferença é que aqui o “motivo religioso” é vivido por gente de todas as idades e as tradições são respeitadas e ansiosamente aguardadas.

Palma decorada

Semana Santa, por exemplo, é uma festa muito esperada e começou a ser celebrada desde o domingo passado, o Domingo de Ramos. Durante a Quaresma, os católicos já vinham se preparando e, há muitos dias, comidas típicas vêm sendo vendidas em Barcelona, como por exemplo, os “Bunyols de Quaresma”, um tipo de bolinho de chuva.  Aqui na Catalunha, no Domingo de Ramos, os afilhados dão de presente aos padrinhos uma “palma” toda enfeitada e na Segunda-feira de Páscoa (que também é feriado aqui), os afilhados ganham de seus padrinhos uma “mona”, um mini bolo com uma escultura de chocolate em cima, geralmente de algum desenho animado ou de futebol. Não preciso nem dizer que a criançada fica louca…é divertido ver como grudam os narizes nas vitrines das confeitarias.

Cada região da Espanha tem suas próprias tradições de Páscoa, mas a Semana Santa mais famosa é a da Andaluzia, repleta de procissões e rituais próprios. As celebrações de Málaga, Granada e Sevilla são catalogadas como de interesse turístico internacional e merecem ser vividas por aqueles que estão em território espanhol nesse período. Confiram a entrada da Virgem de Macarena em Sevilla, com destaque para a homenagem super flamenca do minuto 6:09.

Outra celebração muito interessante é a que ocorre em Calanda, cidade aragonesa onde nasceu o cineasta Luis Buñuel, que na Sexta-feira Santa, ao meio-dia, “rompe la hora” com toda sua população tocando tambores ao mesmo tempo. É lindo! Muitos encaram o tocar de tambores como uma espécie de penitência e não deixam de tocar mesmo que suas mãos estejam sangrando.

Mas as festas religiosas não param por aí…Além do Natal, é claro, os dias de São Jorge, São João, São Fermin e de Nossa Senhora das Mercedes são datas muito especiais, com festas próprias, que merecem ganhar um post exclusivo quando estiverem próximas. Outra data que se destaca pela celebração aqui na Catalunha é o dia Santo Medir (3 de março), quando carruagens, caminhões, cavalos e tambores saem pelas ruas e doces são jogados às crianças! Eba!! Reparem no toque brasileiro da batucada do vídeo a seguir…hehe

 

Bom, termino esse meu post religioso com uma curiosidade. Vocês sabiam que os espanhóis celebram os dias dos seus santos? Por exemplo, se alguém se chama Carlos ou Carla, no dia de São Carlos fará uma festa para comemorar o dia do seu santo. É como se fosse um segundo aniversário para os espanhóis, especialmente para as crianças, que esperam um presente e um bolinho nesta data.

Como os espanhóis não são muito originais com os nomes, que são os mesmos de séculos atrás, quase todo mundo tem uma data de santo para comemorar. Franciscos e Franciscas, Juans e Juanas, Pablos e Paulas, etc, têm suas datas garantidas e receberão, pelo menos, um parabéns no dia de seus santos. Mas aqueles com nomes mais excêntricos, sem um santo correspondente, não ficam de fora. Nesses casos as pessoas costumam inventar um dia de santo para ter direito à comemoração.

That’s all folks! Desejo a todos uma Páscoa repleta de chocolate!

Vivian Aggio, direto de Barcelona, Espanha.

Post de boas-vindasTodos os posts | Perfil | Facebook

About these ads

2 responses to this post.

  1. Essa do Dia dos Santos foi uma grande descoberta! 2 nivers??? Q máximo! Mas no meu caso ía ter q optar por inventar um dia né, afinal uma Santa Sâmela seria muito difícil de existir! hehehe

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: