Sapatos de tango

Sapatos de tango, acessório fundamental para o baile.

Quando eu era mais nova não era nada fanática por sapatos. Sempre achava uma tortura ter que sair para comprar um par de sandálias (ou qualquer outro calçado), principalmente quando não gostava do que estava na moda na ocasião (é duro ir de loja em loja e ver sempre a mesma coisa nas prateleiras!). Por isso encarava a tarefa como algo tão prazeroso como uma visita ao dentista :D.

Embora eu ainda esteja a léguas de distância de ser uma Carrie Bradshaw, com o passar do tempo fui encontrando mais atrativos em um bom par de sapatos (se tiver um belo salto alto, melhor ainda). E mais ainda agora, toda vez que vou a uma classe ou prática de tango, não posso deixar de ficar reparando nos sapatos das mulheres.

Os sapatos são fundamentais para o baile em qualquer nível, não somente para os famosos shows de tango para os turistas, mas também para fazer aulas ou sair para bailar em uma milonga. Usar sapatos adequados é muito importante para evitar lesões nos pés (como as terríveis joanetes!) ou nos joelhos.

A maior diferença entre os sapatos comuns e os sapatos para o tango é a base do calcanhar, que é mais larga. O sapato de tango está feito de maneira a assegurar uma boa pisada, proporcionando maior equilíbrio e estabilidade nas passadas; e evitar torções ou machucados durante o baile. Além disso, um bom sapato vai ajudar a manter a postura adequada.

Sapatos de tango animal print

Animal Print!

Os modelos femininos, além de serem fechados no calcanhar, também apresentam uma pulseira ao redor do tornozelo. Esse detalhe é super importante para que o sapato não saia do nosso pé no meio da pista de dança! Há vários modelos: podem com a ponta fechada ou aberta (esses, que deixam os dedinhos à vista, são chamados boca de pez) ou sandálias.

O tamanho do salto varia bastante, de acordo com o gosto de cada mulher. Sapatos rasteiros não são bons para dançar, porque o salto ajuda a deslocar o peso do corpo para a ponta dos pés e isso facilita os passos. Mas tem de tudo: de sapatos com saltos mais grossos e baixos que são cômodos, até os saltos finíssimos com  10 cm de altura ou mais. São lindos e deixam as pernas mais bonitas, mas tem que ter atitude para usar :D. Detalhe: quanto mais alto o salto, menos base de apoio para o pé, o que pode atrapalhar o equilíbrio.

Outro ítem muito importante é a sola, que é feita de couro para possibilitar uma passada suave e um bom contato com o chão. Os pés precisam deslizar suavemente enquanto dançamos, por isso as solas de borracha não são apropriadas. Alguns sapatos, principalmente os masculinos, também podem ter solas feitas de cromo.

Há várias lojas especializadas para comprar estes sapatos, por todos os lugares de Buenos Aires. Algumas das marcas mais famosas são Darcos, Comme il faut e Madreselva. Mas preparem as carteiras, os preços são salgadinhos: os modelos mais simples custam a partir de 400 pesos.

Estas são as características que fazem um bom par de sapatos para dançar tango. Nem faz falta comentar que a variedade de modelos e cores é muito maior para os sapatos femininos que para os masculinos (é a lei natural das coisas, hehe). Deixo a vocês uma bela seleção de modelos para admirar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora que já sabem quais são os melhores sapatos para bailar e já puderam escolher o modelo que mais combina com seu estilo, o que estão esperando para aprender a milonguear?

Fernanda Galli, direto de Buenos Aires, Argentina.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Twitter | Facebook

11 responses to this post.

  1. Menina, que post delicioso! Eu nunca fiz aula de tango, mas fazia dança de salão no Brasil e era minha terapia! Imagino q vc esteja se jogando aí nos bailes, não?! Ai, e ainda juntou sapatos! Tem dois pretinhos nas fotos q vc postou q eu me derreti aqui! Aproveite bem as classes, afinal nada melhor do q aprender tango na Argentina, né?!

    Resposta

    • Eu me jogo mesmo :D! Para mim tb é uma terapia em todos os sentidos, uma experiência muito rica mesmo. Estou fazendo aula em dois lugares diferentes e preciso escrever alguns posts sobre as milongas! O melhor de tudo é que nos últimos tempos tenho avançado e melhorado bastante, estou super feliz com isso.
      Os sapatos são demais, tem cada um mais lindo que o outro, e isso que postei apenas umas poucas fotinhos. Ir nas lojas é que é perigoso (para o bolso), dá vontade de levar quase todos, rsrsrs.
      Beijocas!

      Resposta

  2. Lindo.Dançar tango com esses sapatos é um talento duplo.

    Resposta

    • Se o salto nao é muito alto até facilita, porque ajuda a deslocar o peso para a ponta dos pés. Mas esses de dez centimetros já complicam um pouco as coisas :D
      Bjs e obrigada pelo comentário.

      Resposta

  3. Posted by Julia Galli on 02/06/2012 at 6:07 PM

    desde que comprei meu primeiro sapato de tango eu já não sou a mesma.

    Resposta

  4. Quatro anos de Buenos Aires e nunca me atrevi a “bailar un tango”… que vergonha!
    Mas, quem sabe um dia.
    Beijo

    Resposta

    • Eu demorei a começar a fazer aula, mas já tinha vontade desde quando morava no Brasil ainda. Hoje eu faço duas aulas por semana! Procure fazer aí em Hong Kong, com certeza vc vai achar alguma aula por aí tb. Beijos!

      Resposta

      • Posted by Gilberto Luisi on 25/10/2012 at 8:19 PM

        Comprei um Sapato de Tango Masculino nesta loja, usei 2 vezes e ele rasgou,
        voltei a loja e mostrei ao gerente o que havia acontecido, como eu estava tratando com um fábrica desta produto, pensei que eles para poder preservar o nome da empresa pudessem consertar o sapato, mas não foi isso o que aconteceu.
        O gerente disse me que nada poderia fazer pois não havia regalos, achei uma falta de atenção com o cliente, foi quando ele disse que só comprando um novo,
        ai eu entendi que estavamos tratando com vigaristas. Não comprem nesta loja, eles não garantem nada nem o produto que eles fabricam,

      • Oi Gilberto, td bem? De qual loja vc está falando? Abraços.

  5. […] tango do mundo todo: em 2012, o Festival convocou um público de 500.000 pessoas. Eu já tenho meus sapatos de tango preparadinhos pra não perder nada, como […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: