Cafés e amigas: itens que fazem a diferença em Maputo!

Quando a gente mora fora, inúmeros obstáculos aparecem e, incrivelmente, começamos a perceber que eles também fazem parte desta deliciosa experiência. Para alguns, enfrentar o novo é mais fácil, para outros é como a dor de um parto e tem gente que nem consegue “nascer”. Fica preso ao casulo se esquecendo que após a transformação, se houver entrega, uma linda e livre borboleta aparecerá. Nesse processo de mudança, ter conexões ameniza a sensação de perda e saudade e os novos amigos tem um papel importantísssimo.

Deixamos amigos de 10, 15 anos de convivência. Aqueles que nos conhecem do avesso, que toleram os nossos defeitos, que estão com a gente na hora da alegria e da merda. Deixamos aquelas pessoas incríveis! Sem falar na família, que deixa um buraco impreenchível, se é que esta palavra existe. E aí surgem “pessoinhas” que fazem nossos dias em terras longínquas mais felizes: os novos amigos! Os antigos que não fiquem bravos, hein! ;) Cada um tem um espacinho reservado aqui!

Aqui em Moçambique, cheguei em círculos de amizade que já existiam e no começo foi um pouco esquisito me encaixar. Mas com o tempo, você enxerga afinidades, pessoas vão, pessoas novas chegam, e quando você menos espera, já está inserido em um ambiente acolhedor e com pessoas que você pode contar. Sem isso seria dificílimo morar fora. É natural, chegamos em terras novas e logo procuramos conexões. Ficar trancado em casa roendo as unhas de nada auxilia essa fase, por vezes cruel, que é a adaptação.

No caso de nós mulheres, os cafés da tarde que fazemos, nos tornam mais próximas e eu aprendi a valorizar estes momentos tão simples, e as vezes até considerados fúteis. Sim, há dias que só falamos besteiras, e é bom d+! :) Mas há dias que nos confortamos, trocamos experiências e nos sentimos produtivas, motivadas e vivas ao ouvir tantas histórias bacanas! Aqui em casa já fiz alguns cafés, mas há cantinhos especiais aqui em Maputo que tem recebido estes encontros tão despretensiosos e importantes!

Esse aqui é um dos meus preferidos! O Café Estufa! :) A gente toma um delicioso café com Amarula e lanchinho quente de carne moída com mussarela e rolam altos papos dentro de uma linda estufa!

Muitas tem filhotes, então lugares como o Café Acácia (Jardim dos Professores) ou no Parquinho da Sommerschield (acho que Jardim dos Cronistas) que tem parquinhos, são ótimos e já até fizemos um delicioso Picnic! :) É terrível não termos tempo para fazer essas coisinhas tão gostosas e simples, então só tenho a agradecer a Maputo por me proporcionar momentos como estes!

Foi tão bom este picnic, acho que já está na hora de marcar o próximo!

Vou aproveitar este post para dizer as minhas queridas amigas de Moçambique que elas fazem toda a diferença! Maputo não seria a mesma sem elas!

Não vou citar nomes pra não cometer nenhuma injustiça, claro, mas sintam-se beijadas, minhas amigas queridas!

E bora marcar o próximo café! Rsrs…

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

About these ads

One response to this post.

  1. Essa combinação ‘amigas e café’ é mesmo uma delícia. Esses encontros são excelentes pra colocarmos o papo em dia, sem falar que escutar a experiência de cada uma é superinteressante. Eu também adoro!
    Bjinhos

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: