Meu contato com música africana, 6 bandas e cantores que você vai gostar!

Eu não sou uma musicopédia ambulante (se é que isso existe, rsrs…), mas desde que voltei para o Brasil, umas das coisas que mais tenho gostado de apresentar aos meus amigos são as músicas africanas.

Diferente do convencional mostrado na TV, nem só de batuque vive África! Em Moçambique, tive a oportunidade de conhecer pessoas viciadas em música de qualidade e ir em eventos com bandas que jamais eu conheceria se não tivesse morado lá, e disso tem nascido um novo gosto musical! Como eu citei acima, eu não sou “nerd”, não sei nomes de CD’s, em que ano foram gravados, qual a capa de determinado álbum, etc. Meu iPod vai de Britney Spears, passando por Audioslave, indo à Novos Baianos, sem problema algum! Rsrs… Então, vou colocar aqui aquelas bandas e intérpretes que eu gostaria que vocês ouvissem de verdade e sentissem a vibe boa dessa terra abençoada, chamada África! (cliquem nos nomes para verem páginas e sites oficiais)

Freshlyground

Essa banda é d+++! E vocês já devem ter ouvido o som deles porque na Copa do Mundo de 2010, a música tema, onde a intérprete principal foi a Shakira, foi gravada com eles! Lembram do “Waka waka”? Então! Bom, mas eles são muito mais do que “Waka waka, eh eh”, eu os vi ao vivo em um show num país vizinho chamado Suazilândia e foi incrível! Me acabei de dançar e me apaixonei definitivamente por eles! Todos os integrantes são africanos, e o cara do violão é o moçambicano, Julio Sigauque! :) Aí vai a música que  eu mais gosto pra vocês sentirem o gostinho!

2º Asa

A voz dessa mulher é indescritível de tão boa! Asa (leia-se, Asha), é de Lagos, na Nigéria, mas tem grande influência francesa devido sua criação e ela me ganhou com o álbum que leva o próprio nome, lançado em 2008. Eu consigo ouvir este álbum inteiro mais de 3 vezes por dia numa boa! É delicioso! Infelizmente não consegui ver um show dela, mas… ainda criarei oportunidades! ;) A música abaixo é a minha preferida, casaria facilmente ao som dela!

3º Goldfish

Ah!!! Eu os vi num festival também na Suazilândia e adorei! Eles foram a atração principal da 1ª noite de shows do Festival Internacional de Artes Bush Fire 2011, e o pezinho não ficava parado de jeito algum! Até onde eu sei, direto da África do Sul, Dominic Peters e David Poole misturam música eletrônica com jazz e música africana. Será que deu certo? Ouçam aqui e comentem o que acharam!

4º Jeremy Loops

Eu o conheci em Maio de 2012, e caí de amores! Direto da Cidade do Cabo (Cape Town) na África do Sul, esse carinha simpático é uma banda praticamente sozinho! Calma, deixa eu explicar! Rsrs… Ele toca diversos instrumentos, inclusive utiliza itens alternativos como brinquedos de criança, faz vozes diferentes, e ao vivo, grava cada som e depois vai juntando e formando a melodia! Enfim, é um fofo! Estávamos todos sentadinhos no gramado do Bush Fire 2012, quando ele apareceu do nada, caladinho, com seu All Star e sua boina com pena a la Peter Pan… e em 5 minutos ele fez todo mundo levantar e pular enlouquecidamente! Vejam que fofura!

5º Napalma

Eu não sei se ela pode ser considerada uma banda brasileira ou africana, mas eu os descobri em África, então vale! Rs… Isso porque um integrante é moçambicano, outro brasileiro e outro israelense (eu acho) e tudo indica que eles moram na África do Sul. Fica difícil definir e dá pra imaginar a mistura sonora, né? Os conheci também no Bush Fire deste ano e foi um dos shows mais dançantes! A comunidade brasileira foi a loucura, já que eles inserem muitas frases em português e é uma batucada só! Na época deste festival, faz frio na Suazilândia mas eles me fizeram suar! Heheheh

6º Ayo

Bom, o show dela não foi lá essas coisas no Bush Fire deste ano. Acho que o estilo dela era muito lentinho pro povo maluco que tava lá! Rsrsr… Mas a voz dessa alemã com alma africana é linda, e cá entre nós, ela também é linda e simpática! Quando ela sentiu que nós, o público do show na Suazilândia, estávamos meio acanhados, ela desceu do palco e foi pro meio do povo! Uma doida, mas conseguiu o apogeu do espetáculo com a galera gritando muito! A música que todo mundo ama é essa aqui:

Que os amantes da música africana me perdoem, mas quis deixar aqui as músicas e bandas que tive realmente contato nesse meu 1 ano e 2 meses de África! Espero que gostem da minha singela seleção!

E é ouvindo esse tipo de música que tenho conseguido me manter assim, neste clima! Hihihih

Eu curtindo muuuito o Festival de Artes, Bush Fire, na Suazilândia! (2012)

E aí, qual vocês mais gostaram? Algum som bom pra me indicar? ;)

 

 Sâmela Silva, direto de São Paulo, Brasil, mas morta de saudade de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: